quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Um bate-papo sobre Narguile. - De onde veio?


Narguile, arguile, narguilé, shisha, hookah.


Obs.: Assista ao nosso vídeo no canal, esta muito bacana:
https://www.youtube.com/watch?v=4CeN4n9p4lk

- Mas então: É Narguile, Arguile, Narguilé, Shisha ou Hookah?


- Bom Segundo relatos, todos esses nomes estão corretos. A diferença é que em cada região é conhecido com um nome diferente.

- Tá, mas você deve estar se perguntando? Qual foi o Primeiro nome? E até mesmo, onde surgiu?

- Então: Embora existam muitas fábulas e contos do folclore a respeito da origem de hookah ou shisha que foram os dois primeiros nomes, especialistas concordam que a prática de fumar tabaco aromatizado através de uma tubulação de água começou na Índia em algum momento do século XVII

- Acredita-se também que o Narguile foi inventado por um médico, Hakim Abul Fath, que primeiro passou a fumaça do tabaco através de uma pequena bacia de água para purificar o fumo.

- O primeiro Narguile era muito simples no projeto e foi feita a partir de uma base de coco e uma palha.
Só que os chineses muitos espertos pegaram esses Narguliles para fumar Ópio.

- Ópio para quem não conhece é um suco denso que se extrai dos frutos imaturos de várias espécies de papoulas soníferas e que é utilizada como hipnótico.

 Papoula de Ópio.


- É galera, e o uso desse suco causava algumas, digamos, reações, não é mesmo!

- Sim! Reações essas como; euforia, alucinações, decadência física e até mesmo mental.

- Tá tudo bem, já sabemos de onde vem, qual primeiro nome, mas como se popularizou?

- Em 1940 foi parar nas mãos dos Árabes, lá conhecido como cachimbo de água. E Rapidamente foi incorporado para ser apreciado em grupo, acompanhado de café e prosa.
 
Árabes apreciando Narguile.


- O Narguilés e o ato de fuma-los se tornou o passatempo favorito da população do oriente médio como um todo, e mais ainda, o narguilé se tornou um habito comum, nas rodas de conversas sobre politicas, religião e acontecimento diários, homens bombas, etc.

- As Cruzadas foram movimentos militares cristãos em sentido à Terra Santa com a finalidade de ocupá-la e mantê-la sob domínio cristão.

- O que as cruzadas e domínio cristão têm a ver com Narguile?

- Bom, as cruzadas também auxiliaram a espalhar o Narguile pelo mundo, quando os guerreiros sobreviventes traziam-no para seus países.

- Há agora sim, mas e como chegou ao Brasil?

- No Brasil, o Narguile foi trazido por alguns imigrantes europeus, e divulgado pelas colônias turca, libanesa e judaica.

- Bom, Narguile passou por muitas modificações durante sua popularização, até chegar aos modelos que temos hoje disponíveis no mercado.
E temos uma variedade de modelos, confira alguns que separamos para vocês.

 
Narguilé possivelmente persa.

- Um modelo comum, e formado por quatro partes:



1.     Base (Vaso ou Jarro)
Que é onde fica a água

2.     Corpo
Onde transmite a fumaça do forninho para a base, e em seguida para a mangueira.

3.     Forninho (Rosh ou cabeça)
É onde é colocada a essência e coberta por papel alumínio, com pequenos furos e acima o carvão em brasa. transmite a fumaça do forninho para a base, e em seguida para a mangueira.
     
4.     Mangueira
Conduz a fumaça à piteira, que será usada para o trago.


E também existe Narguile eletrônico/elétrico, que é bem mais pratico de preparar e de transportar.

Narguile Eletrônico/elétrico.

- Complementando, os aromas das essências são bastante variados: encontra-se de frutas (como pêssego, maçã verde, coco), flores, mel e até mesmo Coca-Cola, vinho e RedBull.

- Há! E também é possível encontrar essências não aromatizadas

- Conforme pesquisas já são mais de 212mil pessoas que consomem o produto no Brasil, e esse número só aumenta.
Esse número e tão expressivo pra vocês terem uma ideia, é como se toda a população da cidade de Itapevi em São Paulo fossem consumidores do Cachimbo de Agua.
 
Itapevi sob fumaça.

- O Problema galera é que:
O sistema de saúde brasileiro vem condenando cada vez mais o uso.
Entre uma das alegações, eles dizem que o uso de Narguile entre 20 e 80 minutos corresponde ao uso de 100 cigarros.


- Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) Os riscos que a Narguile traz ao corpo humano são os mesmos que os de um cigarro comum, só que a potência da fumaça é bem maior, contradizendo que: o ato da fumaça passar pela água não elimina as toxinas.

- O cristo Redentor, A estatua da Liberdade, o Torre Eiffel.
São monumentos históricos e turísticos correto? Agora imagina uma torre de 115m de altura 1.4 T no formato de uma Narguile, imaginou?
Pois é, ela fica em Londres e consegue receber 700 visitantes por hora.

 
Torre em Londres

- Narguile é tão personalizável que pra vocês terem uma ideia existem produtos no mercado que é capaz de limpar, ascender o carvão, avisar quando ele estiver pronto, da às primeiras puxadas e deixar a ponto de uso.

- A limpeza de um narguilé deve ser feita com aparatos especiais, facilmente encontrados em lojas especializadas. Não é recomendado utilizar água para a limpeza.

- Com a popularização do Narguile, começaram a surgir imitações com preços mais acessíveis e consequentemente de qualidade inferior. Hoje em dia é possível encontrar modelos pequenos, por R$40,00 ou até mais barato se pesquisar bem.

- Embora, existem também aquelas Narguiles de valores um pouquinho mais alto, como por exemplo: banhada a ouro e com detalhes em ouro de 24 quilates custa à bagatela de U$ 60 mil, convertam e verão o valor em reais.
Uma das Narguiles mais caras do mundo.

- Já assistiu Alice no País das maravilhas? Existe um personagem que é uma lagarta chamada Absolen, ela esta o tempo todo com Narguile, ela é uma espécie de sábia que possui o oráculo, instrumento que determina o que já aconteceu e o que vai acontecer. Se vocês não viram galera, da só uma olhada na fumaceira.

Lagarta Absolen.


- Em Dubai existem aproximadamente 8 bares especializados em Narguiles, só que para desfrutar desses requintes é necessário ter no mínimo 150 reais pelo aluguel.

=Bom galerinha! Para que não haja duvida, é fato de que a narguilé já se tornou cultura no Brasil e no mundo inteiro. E vamos deixar bem claro os riscos existem e todos nos sabemos.
E se você curte beleza, mas se não curte, apenas respeito tá legal.

Obs.: Assista ao nosso vídeo no canal, esta muito bacana:
https://www.youtube.com/watch?v=4CeN4n9p4lk

Se inscreva em nosso canal no Youtube, la terá os vídeos comentados de cada texto postado aqui no Blog. Link: https://www.youtube.com/channel/UChs3CioUz-udc_mVbGiqqKg?sub_confirmation=1